terça-feira, 9 de outubro de 2007

Banheiro a céu aberto - Comércio sim, cidadão não

A guarda civil metropolitana e a polícias civil e militar fazem operações constantes para tirar os camelôs das ruas. Hoje mesmo, acontece uma destas operações. E há bastante tempo que o prefeito Kassab vem empreendendo estas ações.

Obviamente que isso é muito bom para a cidade. Queremos mesmo uma cidade mais transitável e com menos barulho. Mais organizada. Mas tem outro problema, talvez ainda mais grave e com certeza muito mais arraigado e extenso na nossa sociedade que é a questão da moradia.

Mesmo com pesados investimentos na área de infra-estrutura e habitação, ainda há um défcit muito grande de moradias. Isso faz com que muitas pessoas acabem morando nas ruas do centro da cidade. E isso gera um problema ainda maior de saúde pública sem contar os inconvenientes advindo disso. Para confirmar isso basta passear na cidade num dia de sábado. Há muito excremento nas ruas, cheiro de urina, lixo, restos de comida, cobertores descartados, etc.
E o pior é que tal situação leva a outro problema também gravíssimo: o da segurança pública.

Só que para estes problemas não existem ações constantes da prefeitura no sentido de tentar resolver. Não se ouve falar de remoção dos moradores de rua ou de ações com este intuito. E a causa disso parece ser simples: Os moradores de rua não incomodam o comércio. Pelo menos, não lhes roubam ou espantam clientes suficiente para despertar índices econômicos. Diferente dos camelôs que com suas vendas desorganizadas e suspeitas tiram grandes parcelas de clientes das lojas do centro.

Triste se isso se confirmar realmente porque a prefeitura de São Paulo deve governar para os cidadãos e não especificamente para o comércio.

Um comentário:

Martinha disse...

Olá, td bem? Aqui é Martinha, fiz um blog recentemente pra cidade de são paulo! Podemos fazer uma troca de links? http://www.ambienteurbano-paulistano.blogspot.com/
Grata
Martinha